Recepção de Autoridades
Recepção de autoridades e visitantes estrangeiros e brasileiros
Quando se recebe autoridades ou visitantes, sejam estrangeiros ou brasileiros, há uma série de providências que devem ser tomadas para o sucesso da visita. Estas providências podem ser agrupadas numa check-list, como a que é apresentada neste texto. Vale lembrar que cada instituição pode preparar sua própria check-list, de acordo com suas necessidades e particularidades.
Além das providências elencadas na check-list, alguns pontos merecem ser lembrados por aqueles envolvidos diretamente na recepção de visitantes e convidados:
Interesse do visitante
O visitante normalmente demonstra interesse não só pela instituição e/ou projeto que veio conhecer, como também pela região, Estado ou município. É importante que o responsável pelo receptivo conheça o local e possa, em uma conversa, satisfazer a curiosidade do visitante. Evidentemente, não é possível conhecer tudo, mas sempre se pode ir atrás da resposta para satisfazer seu interesse.
Trajes
Deve-se tomar um cuidado especial na escolha do traje a ser usado. Para tanto, leva-se em consideração os locais a serem visitados e a programação a ser seguida. Trajes em cores sóbrias são os mais indicados, pois ficam bem em todas as pessoas e transmitem uma imagem profissional.
Papel do responsável pelo receptivo
Não se deve esquecer que, por mais que o visitante tenha contato com diversas pessoas durante sua estada, provavelmente passará mais tempo com o responsável pelo receptivo. Assim, o responsável é a "vitrine" da instituição. Quanto mais bem preparado estiver, melhor será a impressão que se guarda do local.
CHECK-LIST
- Responsável pela organização da visita
- Tipos de visitas: oficiais ou privadas
- Órgão ou instituição a que se deve reportar
- Objetivo da visita - Área de interesse
- Local de hospedagem do visitante
- Confirmação dos horários de chegada e partida
- Comitiva do visitante
- Reserva da sala de recepções, quando chegar em aeroporto
- Intérprete, quando necessário
- Currículo do visitante
- Restrições alimentares
- Hábitos particulares
- Recepção no aeroporto ou local de chegada
- Envio de "mimos" para as Senhoras, junto com cartão de boas-vindas
- Programa detalhado de todos os compromissos, incluindo deslocamentos, endereços e telefones
- Programa turístico
- Informar as pessoas responsáveis pela imprensa, quando for o caso
- Veículos
- Bandeiras, quando necessário
- Presentes, quando for o caso
- Dados sobre o País/Estado/ Instituição do visitante, quando for o caso
- Vocabulário básico no idioma do visitante, quando for o caso
- Informações sobre nosso Estado, município, região e/ou instituição
- Agradecimentos após a visita
- Avaliação da visita